domingo, 31 de julho de 2011

INTERINDEPENDÊNCIA

É interessante estarmos a construir este espaço solidário. Nos coloca em contato com outras compreensões , outras iniciativas , e a partir deste mútuo relacionamento lapidamos nossos entendimentos.
A partir da postagem de Mercedes me veio a reflexão sobre a interindependência.O prof. Kikuchi nos coloca nos seus ensinamentos que a realidade não existe em si. Ela é uma projeção da linguaguem ,ou seja das palavras que expressamos. O critério que apreendemos na Escola Musso entende a realidade como uma projeção da linguaguem .Existe evidentemente uma natureza selvagem que se manifesta independente de nós ; as árvores , os rios , as montanhas , os animais selvagens(os domesticados já são resultado das nossas palavras),no entanto o que de concreto esta ai , toda criação humana é resultado da linguaguem .
E agora ?? Como interpretar então o que nossos olhos veem ??? Paulo Freire ,grande educador brasileiro, dizia que antes de aprendermos a ler as palavras , devemos aprender a ler o mundo. Entendo que não devemos negar nada , há a necessidade de incluir tudo . Como diz prof. Kikuchi , tudo é útil para quem sabe utilizar. Tudo é criação nossa - dependência, independência , interdependência, interindependência. Não é razoável defender unilateralmente nenhuma delas. Vamos nos reportar novamente aos ensinamentos do prof. Kikuchi, onde ele nos fala que temos que aprender a principalizar e complementalizar. O que é principal: Dependência ou Independência? Tentando ler o mundo vejo que a maioria esta manipulada , condicionada dependentemente pela sociedade capitalista/consumista.Podemos viver sem a farmácia, sem o supermercado ,sem o hospital , sem o governo , sem o que produz a indústria ...... e ai vai numa lista infindável de dependências. Todos temos alguma necessidade dependente do sistema , não há como negar. Porém o principal é a independência. 80% vamos dizer , 20% seria a dependência complementarmente.O treinamento independente reforça nossa individualidade.E como reforçar nossa solidariedade ?? Creio que seja pela INTERINDEPENDÊNCIA. Ou seja interligando minha independência com a independência de todos vocês que estão lendo este texto; dai estaremos estabelecendo entre nós uma interindependência . O que pensam vocês e principalmente Mercedes que me inspirou a escrever esta reflexão?
Diz um poema :

Preste atencão nos teus pensamentos ,pois eles se tornarão palavras.

Preste atenção nas tuas palavras , pois elas se tornarão ações.

Preste atenção nas tuas ações , pois elas se tornarão hábitos.

Preste atenção nos teus hábitos, pois eles formarão a tua personalidade .

Preste atenção na tua personalidade pois ela determinará o teu destino.

Até sempre Gilberto

Um comentário:

Haru disse...

Gilberto: Sólo decirte que mi primera reacción al leer el título de tu aporte fue: "¡Pero claro! ¡InterINdependecia!! ¿Cómo no lo pude ver antes???" Gracias por tu reflexión. Volveré a leerla en la semana con más detenimiento.
Salud, Mercedes.