segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MUNDO AO AVESSO (AL REVÉS)



É muito gratificante podermos estar aqui a tentar sonhar com um outro mundo possível . Me quedo gratificado de estar a refletir sobre as circunstâncias , as possibilidades e caminhos que possam vislumbrar este outro mundo . Sou agradecido de te ter como interlocutora, Mercedes, e faço estes comentários, não como uma resposta a tua postagem somente , pois penso ser oportuna a participação de mais pessoas nesta análise da realidade.
Te confesso que vejo o mundo ao avesso . Cada sexo tem características próprias que cada vez mais estão se subvertendo .Os homens são para fora, gostam de ser ouvidos ,são mais mentais, racionais, ativos, aventureiros, extrovertidos, geométricos ......, as mulheres são para dentro , gostam de falar, são mais sentimento, intuitivas, passivas, domésticas, introvertidas, estéticas.........Estas são características próprias , originais , autênticas, que predominam e caracterizam cada sexo . Hoje no entanto vemos todos , digo a grande maioria da população, umbilicalmente presa a esta sociedade de consumo, disposta a tudo para satisfazer seus desejos de consumo. Vale tudo para ter acesso o todos os bens de consumo que se possa adquirir . Vale tudo para satisfazer ao paladar , a aparência, ao conforto , a ostentação . Tudo tem que ser produzido com um alto custo ambiental conforme já atestaram outras postagens, como da Priscilla e do Ricardo por exemplo.

Por conta desta ânsia consumista todos caíram no mercado de trabalho .

As feministas cometem , a meu ver , um grande engano . Querem uma igualdade impossível .

Pergunto : A que preço? O que representa isto em termos de prejuízos as nossas características originalmente humanas , de homem e de mulher? Hoje a síndrome dos ovários policísticos é cada vez mais comum e esta é uma doença masculinizante. É comum ver mulheres com pêlos, barba e voz grossa .Pois as mulheres estão agindo e pensando como homens. Assim como aumentou enormemente o número homens afeminados ( não sou homofóbico, tenho grandes amigos homossexuais, no entanto, faço esta reflexão baseada numa perspectiva de resgate do que é o original ). Eu tenho amigos homens que são os responsáveis pela elaboração do almoço , pois as suas mulheres trabalham mais do que eles. E nesta confusão toda quem tem razão???

Subverter a ordem do universo tem necessariamente um custo, quer nós queiramos ou não , quer nós saibamos ou não .

Te vejo Mercedes, como alguém que vê o mundo de pernas para o ar e com uma louca vontade de botar uma ordem nas coisas . Queres resgatar a verdadeira essência humana de homem e de mulher. O que pensam os nossos companheiros de blog?

Pois meu desejo é que cada vez mais pessoas se disponham a colocar o mundo de cabeça para cima.

Saludos
Gilberto

4 comentários:

Luís Marcelo disse...

Ghandi nos ensinou: "Primeiramente, faça acontecer em você a mudança que quer que ocorra no mundo pois, como você faz parte do mundo, então desta maneira o mundo começará a se transformará tal e qual você quer".

Luís Marcelo disse...

errata: ...começará a se transformar tal e qual você quer".

Luís Marcelo disse...

Diante de tudo que temos aprendido e estamos aprendendo nesta questão da educação vitalícia, que nos abre os olhos para ver o quão a nossa sociedade atual está degenerada e por isso nos faz almejar um mundo melhor de verdade, eu sempre tenho uma pergunta, um ponto de interrogação em meu cérebro: "Tá ok então, eu sei isto e sei aquilo, a sociedade atual está este lixo todo, tendendo a ficar pior, etc. e tal, mas então que postura eu terei diante disto tudo ? De que maneira vou me comportar cotidianamente de maneira prática ? O que é que deve ser feito então, o que é que é possível ser feito ? Eu sempre me pergunto sobre isto, e hoje, lendo os textos que temos postado neste blog, lembrei de um ensinamento japonês que li uma vez num livro que trata da educação do extremo-oriente. É um ensinamento que diz que no meio da mais grave crise, a solução, a saída, é ter uma postura de "SHIZEN TAI", que significa comportar-se da maneira mais natural e mais simples que existe, isto é, quando chega a hora de dormir, dorme, quando chega a hora de comer, come, se tem a louça para lavar, lava, se é hora de ir para o trabaho, vai, etc., fazendo as coisas mais simples e da maneira mais simples, normalmente, naturalmente, resgatando assim a originalidade da qual as coisas se afastaram e criaram, então, a situação problemática de crise. Bom, foi algo que me lembrei hoje, se alguém tiver mais dicas, concordâncias e/ou discordâncias, vamos compartilhar. É claro que pode parecer simplista demais esta postura de "SHIZEN TAI", mas exatamente por ser simplista demais é que pode ser uma postura potente que me remete a lembrar o que escrevi num dos artigos sobre o aikidô, onde na situação mais complicada se adota a postura mais simples e mais relaxada. Sabemos que a moeda tem dois lados. O professor Kikuchi já até nos ensina que tem três. Acredito ser super interessante estarmos falando sobre problemas e também apresentando o outro lado da moeda, que são as soluções. Em vários seminários lá na Escola Musso já havia sido proposto esta interligação das pessoas no pós-seminário pela internet, mas nunca tinha vingado. Está sendo gratificante e muito motivador sentir que desta vez parece que está dando certo e funcionando esta ferramenta tecnológica que é a internet. Independentemente do fato de nossos textos e comentários serem exatamente certos ou errados, etc. e tal, o importante é que está havendo esta comunicação, está havendo esta interação, a qual julgo ser o propósito maior deste blog. Se um dos gravíssimos problemas da sociedade humana atual é o isolamento dos seres humanos, uns dos outros, então esta nossa interação já é, ao menos para nós, parte da solução deste problema. E como mesmo no meio desta crise toda em que vive o mundo, e também no meio da leitura de todos estes textos que temos compartilhado, vira e mexe nosso estômago pede uma comidinha saudável, nutritiva e saborosa, então estou selecionando algumas receitas bem práticas e básicas para compartilharmos aqui, cujas receitas acredito que muitos aqui já conhecem, mas muitos também pode ser que não. Postando algumas receitas, se alguém já souber pode colaborar dando algumas dicas obtidas por experiência própria. Viva o Comumbambu !!!

Gilberto disse...

Seguramente Luís Marcelo a questão não é nós estarmos aqui a escrever ou não "as coisas certas ". Este interação é a mais pura manifestação de uma caracteristica que é exclusivamente humana .É nesta interrelação que , eu particularmente , reafirmo a minha identidade comigo mesmo , e com todos vocês.Toda tese enseja uma antítese que irá se refazer numa síntese. Creio que é por ai que vamos criando a possibilidade vislumbrarmos o que eu chamo de um outro mundo possível. Grande abraço Gilberto